QUEREM SABER...

QUEREM SABER...

Seguidores

Pesquisar este blog

Quem eu sou?!

Minha foto
Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Brazil

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CSN é citada em ação do Ministério Público por danos ambientais



CSN e a poluição em Volta Redonda (Rio Paraiba do Sul) 





A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é citada em ação civil pública (ACP) por dano ambiental e à saúde da população de Volta Redonda. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP) e pelo Ministério Público Federal (MPF). O motivo alegado é o acúmulo de resíduos industriais tóxicos em quatro depósitos no município. A informação foi divulgada hoje (15/09/2015) em nota pelo MP.



Entre 1986 e 2000, a CSN depositou resíduos industriais perigosos e potencialmente cancerígenos para o ser humano nessas áreas, sem qualquer licença, aprovação ou autorização, diz o documento. Nenhuma medida foi adotada para resguardar o meio ambiente, como a preparação ou tratamento do solo para recebimento do material. Segundo a ação, a siderúrgica deveria ter tomado providências emergenciais para conter a contaminação do solo local e do lençol freático.




Foi requerido também que a empresa cerque e isole o local, sinalizando adequadamente para que a população seja alertada sobre os riscos quanto ao consumo de água e vegetais plantados ali e no entorno. Pretende-se também que a CSN providencie a licença ambiental de recuperação (LAR) para remediação da área contaminada, devendo fazer todos os estudos necessários ao diagnóstico, intervenção e monitoramento das ações realizadas.

O MP e o MPF pedem ainda que os acusados sejam condenados a reparar os danos apontados por estudo epidemiológico dos problemas de saúde causados na população, assim como aqueles apontados na avaliação ecotoxicológica da fauna e da flora existentes na área de influência dos depósitos; a recompor todas as áreas degradadas identificadas após investigação detalhada e avaliação de risco; e que sejam condenados a indenizar os danos residuais e interinos, morais coletivos e materiais e morais causados individualmente às pessoas prejudicadas.


A companhia respondeu em nota que ainda não foi citada oficialmente e que soube da ação pela imprensa. “A CSN é surpreendida repetidamente por ações dos procuradores federais Júlio José Araújo Júnior e Rodrigo Timóteo da Costa e Silva contra a Companhia. E, mais uma vez, fica sabendo pela imprensa sobre os atos do Ministério Público em Volta Redonda. Como não foi citada, não pode comentar dados específicos. Contudo, a CSN estranha a precipitação dessas ações e reforça seu compromisso de agir com responsabilidade e transparência em toda e qualquer questão ambiental.”

Editor: Aécio Amado do site: http://www.ebc.com.br



Minhas considerações:

Muitas indústrias tem como cultura o despejo clandestino de seus resíduos em locais inadequados, portanto, sem nenhuma autorização para fazê-lo... e isso, infelizmente não ocorre somente aqui, e sim no mundo todo... tantas já foram flagradas com a mão na botija por agirem assim, é fato. Empresas de renome que depois de autuadas se tornam reincidentes. O que o nos faz pensar... seriam as autuações brandas demais? Mesmo que os milhões gastos em áreas danificadas, poluídas, contaminadas, possam dar a ideia de que estas tenham realmente pago pelo seu erro? É difícil, é impossível, reimplantar a vida naquele local onde a fauna e a flora foram exterminados, pois jamais terá de volta os ecossistemas ali naturalmente “instalados” pelos anos... não se paga a vida com a vida, nunca! Já que aquela que se foi jamais será substituída, é isso que infratores e governo não entendem... e mesmo que isso nos possa parecer bom, que obedeça alguma medida compensatória, não há, e nem haverá, beneficência nisso... já que levarão outros tantos anos para que futuros ecossistemas brotem novamente, se é que brotarão... árvores podem ser reimplantadas, a adequação biológica da vida, não! E é isso que empresas, que não se importam com os seus milhões (pois que é certo que outros mais virão), não entendem ao pensarem: “Poluímos?! Contaminamos?! Danificamos?! Ora, que quê tem? Não seremos presos mesmo... então vamos lá e replantemos, afinal é isso que a lei manda”.

CSN, culpada ou não (dessa vez...)... assim pensa, e assim a lei brandamente determinará, afinal nossos legisladores acham melhor assim.


 
 CSN e a poluição em Volta Redonda (site Folha do Meio Ambiente)



Links de sustentação:





 

   É possível dar ordem ao caos.
 Pense verde, o planeta azul agradece.
Abraços, sempre!!!...
Mu®illo diM@tto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será postado em breve...
Obrigado por participar deixando a sua opinião,
pois ela é muito importante.

Agradeço a visita, e volte sempre.