"Olho por olho, e o mundo acabará cego."
Mahatma Gandhi.
Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu na Índia, em Porbandar em 02 de outubro no ano de 1869,. Seu pai era um político local e sua mãe uma devota do vaisnava. Gandhi era casado com a ativista Kasturba Gandhi, e se formou em direito na cidade Londres, Inglaterra. Depois de formado exerceu sua profissão por um período na África do Sul, e foi lá, em um país onde a segregação racial era muito intensa, que ele justamente aprimorou sua visão para as questões sociais que veio a desenvolver quando de volta ao seu país. Vendo como o seu povo era tratado pelos ingleses, por ser a Índia uma colônia britânica, resolveu através da satyagraha, filosofia da não-violência, libertar os indianos dos grilhões ingleses. Sua arma era a desobediência civil, e assim dessa forma Gandhi mostrou ao mundo como conduzir uma revolução sem ter que dar um único tiro, mas no entanto no dia 30 de janeiro de 1948 foi baleado e morto em Nova Deli por Nathuram Godse, um radical hindu. Gandhi não fazia distinção de religiões, e costumava dizer:
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto.
Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes,
desde que alcancemos o mesmo objetivo?"
Outras frases de Gandhi:
"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."
"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte."
"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
A palavra hindu, "mahatma", quer dizer: grande alma. E assim foi Gandhi, uma grande alma, que influenciou homens como Martin Luther King e Nelson Mandela.
Links de sustentação:
É possível dar ordem ao caos...
Abraços, sempre!...
Abraços, sempre!...
Mu®illo diM@ttos