QUEREM SABER...

QUEREM SABER...

Seguidores

Pesquisar este blog

Quem eu sou?!

Minha foto
Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Brazil

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Eu na Rio +20


Eu fui à Rio +20, na Cúpula dos Povos e outros eventos paralelos, eu vi pessoas com reais interesses em dar uma guinada no que se diz respeito ao nosso comportamento consumista exacerbado e que tanto mal causa ao planeta. Vi as varias propostas para que a economia verde vingue e a economia vigente aos poucos vença o mercantilismo desenfreado, por vezes criminoso, e que nos assola desde o início do século 20. Vi quase que tudo a respeito de sustentabilidade, desmatamento, queimadas, biodiversidade, energias renováveis, reciclagem, pegada hídrica e mais assuntos. Vi pessoas de todas as idades, raças e nações. O Rio de Janeiro se tornou praticamente a encruzilhada do mundo por esses dias. Bom essa coisa de poder romper fronteiras. Bom essa coisa de se olhar as diferenças étnicas e ver que essas diferenças são tão preconceituosas, tão idiotas, quanto é a insistência por parte de governos como o dos Estados Unidos em não abrir mão dos seus lucros para o bem estar do planeta inteiro..., e a idiotice, no sentido amplo da palavra, é que eles fazem parte desse mesmo planeta nosso, mas pelo jeito a prepotência é tão grande que eles devem ter esquecido disso!!! É, a indiferença por parte de determinados países foi tanta, que nem todos mandaram representes para a conferência, mas, no entanto, eu vi pessoas dessas mesmas nações indiferentes, pintadas, fantasiadas, gritando, ou mesmo em silêncio, se manifestando, cada um a sua maneira, contra tudo isso. E eu me vi assim, em meio a essa gente esperançosa e acreditando que tudo é possível, menos o de continuar com essa rotina tão destrutiva. E foi isso, eu vi o povo do mundo..., um percentual dele pelo menos, e fiquei feliz, pois muitos terão orgulho, inclusive eu, em dizer: EU ESTIVE AQUI!!! Os representantes oficiais dos países participantes, esses que eu não vi..., e nem quis vê-los! Ignorei-os, se é que isso era, e é possível, eu ignorá-los (rsrs), mas sei que eles sim, me ignoram muito mais, a mim e ao restante da população desse planeta azul que tem fome de verde. Sei que esses, indiferentes a causa ambiental e social, vieram a passeio, pois para isso, para as suas viagens de assuntos eternamente inacabados, seus coquetéis regados ao que tem do bom e do melhor (enquanto outros passam fome!), de suas diplomacias hipócritas e de companheirismo fiel aos banqueiros falidos, para isso tudo, há capital em jogo, suficiente, já para salvar o planeta de nós mesmos, da nossa depredação, que para uns é uma coisa tão natural, não há! Que um dia então, e que não demore muito, esses que estavam lá nas ruas, nos eventos paralelos, e visto por alguns como secundários, que são o povo em essência, defendendo a sua cultura, a sua nação, o nosso planeta, a nossa única e verdadeira casa, que estes estejam no poder, e logo, para quem sabe assim as decisões que tenham que ser tomadas, saiam de vez do papel para a prática, por que este relatório final que saiu, foi uma lástima, e não pensem por que um ou outro o elogiou ele é de fato um relatório ambiental e humanitário plausível, pois não é, e do pouco que há de bom nele, que se firmou, só Deus é quem sabe quando, e o quanto dele é que vai ser aplicado. Enquanto isso, vamos engolindo a poluição de uma Hong Kong que espalha seu ar tóxico pelo mundo, o derretimento das geleiras por causas não naturais (é claro!), o êxodo por causa das mudanças climáticas, a falta de água e comida no continente africano, a Bolívia destruindo seu maior parque natural por ceder a especulação imobiliária, o descaso com as áreas de mangues aqui e no mundo, os recifes de corais de Pernambuco agonizando, o nosso Cerrado, a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pampa sendo desmatados, queimados e violados pela biopirataria e pelo comércio madeireiro ilegal e a construção de uma hidrelétrica como a de Belo Monte, que depreda mais do que ajuda, enquanto que se aprova um código florestal como o nosso que favorece mais a agroindústria do que ao meio ambiente em seu todo. É..., que Deus nos ajude a cuidar melhor da sua obra... 

Links de sustentação:









É possível dar ordem ao caos!
Abraços, sempre!!!...
Mu®illo diM@tto

Um comentário:

  1. Sinto pelo furo, mas não pude te acompanhar nessa, o trabalho por aqui está intenso. Paz!

    ResponderExcluir

O seu comentário será postado em breve...
Obrigado por participar deixando a sua opinião,
pois ela é muito importante.

Agradeço a visita, e volte sempre.