QUEREM SABER...

QUEREM SABER...

Seguidores

Pesquisar este blog

Quem eu sou?!

Minha foto
Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Brazil

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Falando sem rodeios



Triste ler, ver, saber e ouvir todos os dias coisas, tipo:
Festa de Peão de Barretos espera receber público de 950 mil” . 
A grandiosidade da festa eu nem questiono, pois com certeza Barretos arrecadará e muito, pois uma festa assim gera empregos diretos e indiretos, alavanca o comercio local, incluindo o informal, e com certeza aumenta também os serviços de hotelaria. Sem falar que um leque de artistas também se apresenta. 

A questão toda, e é o que acho ser a crucial, é que como em toda festa de rodeio há um fator que não devia ser, mas é ignorado, o tratamento ao animal, pois touros e cavalos, apesar de bem cuidados, com seus pelos brilhantes e musculatura invejável, são torturados antes de qualquer “apresentação”. Em volta do seu dorso traseiro tem amarras de cordas, muitas das vezes, arames, e esses amarrados estão presos aos testículos dos pobres animais, por isso a causa de tantos solavancos enquanto o peão os cavalga (aos gritos da plateia alucinada), e mesmo que digam que isso não acontece, há um outro fator que todos hão de concordar, se o touro ou o cavalo se esperneia de um lado para o outro, querendo jogar ao chão quem o monta, é por que ele não está gostando, e isso ao meu ver já se caracteriza como mal trato animal. Mas me parece que os 950 mil habitantes civilizados (?) que se preparam para mais uma ida a Barretos, assim como todos aqueles que participam da organização do festejo, não parecem se importar, assim como muito das tais associações de proteção ao animal, estejam elas na esfera civil ou governamental, pois não ouço os seus gritos contra a tal prática!!! 

É muito triste ver tantas campanhas como as da luta pela não participação de animais em circos vingando Brasil à fora, e mesmo assim assistirmos uma festa como essa que é repleta de descaso pelo bem estar animal.... ferindo até a nossa constituição, no que concerne ao Art. 32


Há alguns meses atrás a região da Catalunha, Espanha, recebeu um golpe mortal, pois por lá as touradas, essa outra idiotice, para eles cultural, foi proibida, a prática secular das touradas não será mais executada, pois lá se viu o tamanho da crueldade imposta aos touros, sem se falar na segurança por parte do próprio toureiro. Um bom exemplo que deveria ser seguido aqui... pois não pensem que nesses rodeios realizados aqui em nosso país, os animais não correm o risco de morrer.

César Brosco, o peão que matou um bezerro na Festa do Peão de Barretos 2011 durante uma prova.

Infelizmente aqui, se firmou os rodeios como parte de nossa cultura, mas assim como é feita, não passa de mais uma cultura exportada dos Estados Unidos, devo dizer. Um bom exemplo são as roupas... os peões daqui se vestem como os "cowboys americanos". 

E o engraçado, é  que vejo muita gente que crítica a influência da cultura estadunidense ir tranquilamente nesses espetáculos de tortura

Então é isso, parece que grande parte de nossa sociedade quer ignorar os riscos que os pobres dos animais estão expostos, assim como também os peões que os montam.  

Uma coisa assim, que já está tão enraizada, tanto no quesito financeiro, quanto no cultural, desacredita a luta para a sensibilização do quanto é realmente cruel essa prática. No entanto acredito não ser impossível, mesmo tendo ouvido de alguns que essa é uma festa que está ai para ficar. 

E mesmo sabendo que essa é luta muito difícil de ser travada, justamente por causa da mentalidade, tanto da parte de quem realiza, quanto pela parte de quem participa e curte, acredito que existam muitas pessoas que estão aí, tanto no campo das ideias, quanto no campo das atitudes mais firmes, tentando de uma forma ou de outra mostrar o outro lado por detrás de toda essa loucura.  Ativistas cada dia mais se expõem sem o medo de fazê-lo e não se importando com as consequências, e sim somente com a possível proibição dos rodeios e todos os outros eventos que levam os animais ao sofrimento.

Portanto, e agora falando sem rodeios (mesmo que soe como um trocadilho), não é a hora de seguirmos o exemplo de nossos irmãos latinos da Catalunha, e realmente tentarmos sensibilizar de todas as formas possíveis e de maneira consistente aqueles que tanto apoiam essa atrocidade para que não a façam mais? Pois a cada minuto nosso de silêncio, de apatia ou de indecisão muitos animais sofrem, ou morrem, nesse processo. Não percamos tempo, então, enviem qualquer material para todos quantos puderem, e que contenha informações de tudo o quê aqui foi dito.
 
Assine a petição contra essa barbaridade:



Links de sustentação e petições contra rodeios:



Link oficial dessa festa desumana... 
http://www.barretoseuvou.com.br

Pesquisa no Google sobre as atividades de diversos artistas que são contra essa prática...
Artistas que se manifestam contra os rodeios...

É possível dar ordem ao caos.
 Pense verde, o planeta azul agradece.
Abraços, sempre!!!...
Mu®illo diM@tto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será postado em breve...
Obrigado por participar deixando a sua opinião,
pois ela é muito importante.

Agradeço a visita, e volte sempre.