Quem eu sou?!

Minha foto
Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Brazil

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Repassando e-mail: Sharknado - A maior bobagem do ano



Por Marcelo Szpilman *

Recebi hoje alguns e-mails sobre um filme catástrofe que mistura tubarões e tornados, cujo trailer está bombando nas redes sociais. Com o sugestivo nome “Sharknado”, combinação das palavras shark e tornado, feito para a TV americana (canal SyFy), o filme mostra tubarões caindo do céu e causando morte e destruição em Los Angeles.

Apesar de o roteiro ser um total absurdo, beirando o grotesco, mais uma vez tem-se um filme passando a imagem do tubarão como inimigo, o monstro e fera assassina que persegue o homem. É importante frisar que os riscos de ataque de tubarão no mundo, dentro d’água, são praticamente desprezíveis. Fora da água, como sugere o filme, só em ficção científica de baixíssimo nível como essa.

Fiquei na dúvida se passava ou não link (abaixo), mas acredito que a temática é tão idiota que a maioria perceberá o quão ridícula é a sua proposta de assustar os incautos.


Ainda assim, filmes como esses prestam enorme desserviço às ações de preservação dos tubarões, tão necessárias nos dias de hoje.


Proteger os tubarões é proteger a vida,
é proteger a nós mesmos!
  
Projeto Tubarões no Brasil
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail:  instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Por ser um dos maiores especialistas em peixes e tubarões e escritor de várias matérias e artigos sobre natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas, jornais, blogs e sites, Marcelo Szpilman é muito requisitado para ministrar palestras, conceder entrevistas e dar consultoria técnica para diversos canais de TV. TV. Atualmente, é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade), membro e diretor do Sub Comitê do Sistema Lagunar da Lagoa Rodrigo de Freitas e colunista da Rádio SulAmérica Paradiso FM 95,7 com o boletim ECO PARADISO, em duas edições diárias sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Uma pequena consideração:
Triste dizer isso, mas eu um fã de carteirinha tenho que concordar que mais uma vez vem ai uma idiotice cinematográfica, provando que o homem é mesmo capaz de destruir sem nem ao menos precisar tocar... provando que o homem é mesmo o maior animal predador do planeta, e por ter consciência do que faz, ou pelo menos deveria ter, se torna o mais terrível de todos, pois muitas das vezes não mede o mal que causa. E o mais triste, é que alguns ao ler essa postagem dirão que estamos delirando... é a fobia que já está enraizada na alma de alguns.

Links de sustentação:
Mergulhando com tubarões:

Filmes ridículos sobre tubarões:

E-mail recebido e repassado.

É possível dar ordem ao caos.
Pense verde... o planeta azul agradece.
Abraços, sempre!!!...
Mu®illo diM@tto


terça-feira, 9 de julho de 2013

Repassando e-mail: Em defesa de Edward Snowden‏

Edward Snowden
Este analista de sistemas de 29 anos deixou para trás toda a sua vida: sua namorada, seu emprego e sua casa, para denunciar um chocante programa do governo dos EUA chamado PRISM. Esse programa leu e arquivou uma cópia de todos os nossos e-mails, mensagens enviadas pelo Skype, publicações no Facebook, e telefonemas durante anos.
Bradley Manning
 Quando o soldado Bradley Manning tornou público esse mesmo tipo de informação para o Wikileaks, os EUA o confinaram a uma cela solitária na prisão, nu e em condições que a ONU definiu como sendo "crueis, desumanas e degradantes".
As autoridades e a imprensa estão decidindo como lidar com este escândalo. Se milhões de vozes em nossa comunidade apoiarem Edward nas próximas 48 horas, isso vai transmitir uma poderosa mensagem de que ele deve ser tratado como alguém corajoso por ter feito esse tipo de denúncia, e que o programa PRISM – e não ele – deve ser o alvo do ataque dos EUA:
 
A ideia de algo como o PRISM é perturbadora: o programa dá ao governo dos EUA acesso ilimitado a todos os nossos e-mails pessoais e contas em sites de redes sociais como Google, Youtube, Facebook, Skype, Hotmail, Yahoo! e muitos outros. Eles estão registrando e arquivando bilhões de mensagens todos os meses e a CIA poderá, a qualquer momento, usar essas informações para processar, perseguir ou chantagear todos: nós, nossos amigos e familiares!
Edward ficou horrorizado com essa violação sem precedentes da privacidade de cada um. Por isso, ele fez cópias de vários documentos que provavam a existência do programa, enviou os documentos para o jornal britânico The Guardian publicá-los e fugiu para Hong Kong. Sua coragem não apenas trouxe o PRISM a público, como também deu início a um efeito dominó em todo o mundo, colocando sob os holofotes programas de espionagem do Canadá, Reino Unido e Austrália em questão de dias! Agora ele está isolado em Hong Kong esperando por sua prisão. Um protesto global pode salvá-lo de ser extraditado para os EUA e encorajar outros países a lhe garantir asilo.
Não podemos deixar que os EUA façam com Edward o mesmo que fizeram com o soldado Bradley Manning. É urgente ficarmos contra o PRISM e a favor de Edward Snowden
Certas vezes, as ações dos nossos governos são inacreditáveis. No passado, quando pessoas corajosas como Edward arriscaram seus direitos para trazer escândalos à tona, a comunidade da Avaaz se uniu, exigiu um tratamento justo e alcançou vitórias. Quando meio milhão de nós nos unimos a outras organizações e ativistas para pedir ao governo dos EUA que parasse com o tratamento cruel dado ao soldado Bradley Manning, ele foi levado para uma prisão de segurança média e saiu da solitária. Se agirmos rapidamente, poderemos fazer algo ainda melhor por Edward Snowden e ajudá-lo a vencer essa luta corajosa, pelo bem de todos nós.

Com esperança e determinação,

Emma, Oli, Dalia, Laura, Ricken, Rewan and the whole Avaaz team.

PS - Muitas das campanhas da Avaaz são criadas por membros da nossa comunidade! Crie a sua agora e alcance a vitória sobre as mais diferentes questões em âmbito local, nacional ou global: 

MAIS INFORMAÇÕES:

O que é PRISM?
(Gizmodo)
http://gizmodo.uol.com.br/o-que-e-prism/

Esquema de espionagem norte-americano pode ter afetado brasileiros
(Revista Galileu)
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339098-17770,00-PRISM+PORQUE+NOS+DEVERIAMOS+NOS+PREOCUPAR.html

Fonte que revelou rede espiã dos EUA deixa hotel em Hong Kong e busca asilo 

(Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fonte-que-revelou-rede-espia-dos-eua-deixa-hotel-em-hong-kong-e-busca-asilo-,1041059,0.htm

União Europeia vai debater com EUA programa de vigilância PRISM
(Lusa)
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=3265292

Prism: 80 organizações pressionam o Congresso Norte-Americano
(IDG Now!)
http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/12/prism-80-organizacoes-pressionam-congresso-norte-americano/

Além de telefonemas, EUA monitoram e-mails e redes sociais no exterior
(Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,alem-de-telefonemas-eua-monitoram-e-mails-e-redes-sociais-no-exterior,1039929,0.htm

Homem que vazou informações secretas dos EUA conta detalhes do monitoramento 

(Jornal Nacional)
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/homem-que-vazou-informacoes-secretas-dos-eua-conta-detalhes-do-monitoramento/2626911/



Minhas considerações:

Tenho acompanhado essa história com uma curiosidade mais aguçada, pois vejo o comportamento de muitos em relação a inquietude mundial devido a esse fato, o que  gerou uma desconfortante situação, tanto que todos os meios de comunicação do planeta se manifestaram contra, é... mais uma vez os Estados Unidos da América em toda a sua glória e imponência se colocaram acima dos direitos de todos e acabaram de novo como os antagonistas da história, sem que no entanto, tivessem a humildade de se reconhecerem como tal, mas isso já seria querer demais. A grande preocupação para querer se antecipar aos movimentos daqueles que são tidos como terroristas, fizeram isso... e assim perdemos a nossa sagrada privacidade... e privacidade é uma coisa ligada muito que diretamente a liberdade. Porém, não quero me ater a nada disso, pois que todos já estão carecas de saber disso tudo... o que quero aqui explanar é o seguinte, se tantos governos ficaram tão indignados quanto ao fato, por que simplesmente não abrigaram Edward Snowden, pois que este sim, é o maior prejudicado devido a sua atitude corajosamente heroica? O governo brasileiro recentemente demostrou a sua repudia a situação, mas logo em seguida negou a possibilidade de acolher Snowden, outros países também adotaram essa postura, assim é fácil se indignar... o difícil é ter peito de demonstrar que governos ainda são administrados por seres humanos, mas isso também é já querer demais. O Brasil, assim aos poucos, vai adquirindo um histórico de decisões erradas no que concerne a extradições, pois errou feio em algumas questões, abrigou um terrorista italiano chamado Cesare Battisti, em 2010, causando um desconforto diplomático com a Itália, somente agora, em 2013, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), na pessoa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, está sendo analisado, e mesmo assim única e exclusivamente por que Cesare falsificou passaporte e documentos para que entrasse no Brasil clandestinamente, no entanto há uma outra situação, a do espanhol Joseba GotzonVizan González, preso no Rio de Janeiro em meados de janeiro, também acusado de falsa documentação... só que na Espanha é acusado de ser um ativista pertencente ao ETA, grupo Basco separatista,... há inclusive petições rolando na internet para que o governo se sensibilize com a história de Joseba e o deixe ficar, é fato que as provas contra ele são um tanto quanto suspeitas... mas ao me ver o mais agravante é o caso dos dois pugilistas cubanos, Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux, à época do pan-americano, realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 2007... estes abandonaram a prova nas semifinais e se refugiaram na Região do Lagos - RJ, mais precisamente no município de Araruama, queriam asilo político, mas foram capturados pela policia militar e em seguida foram deportados para Cuba, mesmo sob forte pressão da população para que o governo brasileiro os acolhessem. Infelizmente a imposição de uns não permite a livre escolha de muitos, o direito de ir e vir não deveria ser tolhido por fronteiras e pelas pessoas que julgam protegê-las.   

Links de sustentação:









É possível dar ordem ao caos.
Pense verde... o planeta azul agradece.
Abraços, sempre!!!...
Mu®illo diM@tto